FAQ

Frequently asked questions

O que é mármore?


Mármore é uma rocha metamórfica exposta a altas temperaturas e pressão de baixa a moderada. Por este motivo as maiores jazidas de mármore são encontradas em rocha calcária e onde houve atividade vulcânica. Quando o mineral predominante é a dolomita, o Mármore é caracterizado como Mármore Dolomítico. Ele é utilizado para fins decorativos, principalmente como revestimento de alto nível de elegância e sofisticação. Por conta dos diferentes minérios que podem conter em cada pedra, os mármores no RJ possuem colorações distintas. Podem ser encontrados em versões mais claras, como brancas e cremes, ou mais escuras, como acinzentadas e predominantemente pretas.




Onde utilizar o mármore?


Geralmente, o mármore é utilizado em áreas internas, em pisos, bancadas, revestimentos e peças decorativas, mesas, paredes, objetos de arte, entre outros. Por ser uma rocha porosa (com maior facilidade de absorver líquidos), requer cuidados especiais quando utilizado em áreas externas. É recomendado o uso de impermeabilização ou formação de película protetora para garantir a durabilidade do material.




Quais as vantagens e desvantagens do mármore?


Vantagens: o mármore é um material nobre e historicamente é utilizado em catedrais, museus e construções de luxo. Exaltamos, sem dúvida, seu poder inigualável de decorar ambientes com alto padrão de beleza e perfeição, e também a vasta gama de cores e nacionalidades. O mármore também é mais leve e mais barato que o granito. Desvantagem: sua única característica negativa é a porosidade, o que limitava o uso em locais expostos a sujeiras e ao tempo. Porém, com a tecnologia, foram desenvolvidos produtos químicos que permitem o uso em todos os locais, desde que sejam seguidos alguns cuidados.




Como limpar o mármore? Como protegê-lo contra manchas?


A limpeza dos mármores no RJ deve ser realizada frequentemente para evitar que a pedra fique encardida ou manchada. Nunca utilize produtos abrasivos ou à base de amônia, ou álcool. Dê preferência à mistura de detergente neutro com água. A recomendação da MHM Pedras é que você sempre solicite o manual de uso em um dos nossos canais de atendimento. A proteção do mármore é dada por impermeabilizantes impregnantes ou resinas formadoras de película. Os impregnantes são invisíveis, que não alteram a característica do material, mas também há a opção de intensificador de cor. Os formadores de película, geralmente, são utilizados para pisos de áreas comerciais, shoppings, entre outros locais. Por isso, exigem manutenção periódica.